Artes, Natureza, Corpo, Línguas
Arts, Nature, Body and Languages
Na primeira infância, os interesses naturais das crianças são: natureza, corpo, língua e artes. O desenvolvimento infantil nessa fase precisa de liberdade física e autonomia para acontecer.
As ações dentro da escola são organizadas e planejadas com embasamento no projeto pedagógico escolar.
É tanta fundamentação que a sistematização das ações se torna orgânica. Os professores são encorajados a estudar o projeto e a opinar nas ações cotidianas.
Nossa escola tem como objetivo o desenvolvimento holístico de seus alunos. Os desenvolvimentos, tanto motor como cognitivo, acontecem simultaneamente e são estimulados através do que é natural na criança.
Todas as atividades utilizam a arte como base e, através desse elemento, procura-se desenvolver o conhecimento. Os saberes do mundo, relacionados com o ser humano, estimulam o amor ao próximo e o respeito à natureza.


A criança possui um papel ativo na construção do seu conhecimento, sendo o professor a ponte entre o aluno e o conteúdo, através da construção de atividades desafiadoras.
Trazemos a abordagem filosófica de Rudolf Steiner (fundador da escola Waldorf) e do biólogo Jean Piaget, para embasar o trabalho desenvolvido pelos educadores e colaboradores da LínguaViva.
Jean Piaget é considerado o pai da pedagogia moderna. O desenvolvimento psíquico, que se inicia com o nascimento e termina na idade adulta, é comparável ao crescimento orgânico.
O conhecimento é construído através de experiências.
Outra fonte de inspiração é a Antroposofia. Desenvolvida por Rudolf Steiner, a Antroposofia aborda a criança como ser integral e tem como prioridade o cultivo das potencialidades individuais, levando em consideração a diversidade cultural e o comprometimento com princípios éticos humanos.
Esta maturação determinará os conteúdos a serem abordados a cada momento e a forma como eles serão executados. Além disso, Piaget afirmava que o conhecimento é construído através de experiências. Aprender é uma interpretação pessoal do mundo.


